Comments: (3)

Hoje em dia é muito importente ser solidário, pois hoje secalhar não necessitamos de algumas coisas e podemos ajudar alguem que precise bastante porque hoje estamos bem e secalhar amanha somos nós que podemos precisar,penso que sou uma pessoa solidária pois tento ajudar muitas causas.

Angeline Jolie e Brad Pitt são uma familia de grande mérito, pois lutam pela diferença, tem 3 filhos adoptivos e 3 filhos biológicos para eles não existe a diferença para eles não existe preconceitos de ser de uma cor ou oura de ser de um cor ou outra esta sim é uma familia que muitas pessoas deviam de dar grande valor.

Na aula de Área de estudo da comunidae visualizamos um filme que se chamva "Filadélfia"pois retratava um jovem advogado que era uma optimo advogado que desde o momento que os colegas de trabalho descobriram que ele era protador de SIDA pois assim os comportamentos dos colegas mudaram radicalmente.
Não sei se iria agir da mesma maneira mas penso que é muito cruel, uma pessoa ser fantástica num momento e noutro ser tão diferente e sernos diferente só por ter uma doença.
Comments: (1)

No passado dia 16 de Novembro as trás turmas de animação sócio cultural de 10º,11º e 12º ano realizaram uma visita de estudo a cidade de Rio Maior.
Eram 8.30h da manhã o autocarro partiu da escola em direcção a Rio Maior, eram 9.50h chegamos as Salinas de Rio Maior, onde uma guia turística nos recebeu e explicou-nos que as salinas situam junto da Serra de Aires de Candeeiros. São as únicas salinas interiores porque não existe mar ao pé, a água existente é 7 vezes mais salgadas do que a água do mar, o sal demora 60h a secar, estas salinas existem desde do tempo dos Árabes e dos Romanos séc. XII o sal é vendido ao metro quadrado, a cooperativa onde o sal é embalado foi construída a 1990 e o sal é explorado para a Alemanha e a um raide de 80 Km , as casa de madeira que estão ao pá das salinas era onde se guardava o sal antigamente e por fim ficamos a saber o que é a flor do sal camada de sal que é parecido com a nata do leite que vem ao cimo da água e que tem de ser retirada.
A caminho de Alcobertas visualizamos onde se localizava o Lagar de Azeite (Património Arquitectónico de Rio Maior), a exploração da pedra que era explorada para o Japão e China estas pedras também foram utilizadas na construção do Mosteiro dos Jerónimos.
Chegamos a Olho de Água uma nascente local muito importante na antiguidade em Alcobertas, esta nascente que desagua em Santarém fluente do Rio Tejo, antigamente servia para satisfazer algumas necessidade s que existia na altura tais como tomar banho, lavar a roupa e dar de beber aos animai. Nela existe uma separação em pedra onde de um lado era utilizada para satisfazer as necessidades das pessoas e noutra era para utilização dos animais, existe uma Azenha (moinho movido a água) mesmo encostado a ribeira, na parte contraria a Azenha existe um parque natural no qual tem um placa a dizer PNSAC (Parque Natural da Serra Aires de Candeeiros) o símbolo do parque é um Morcego pois como existe muito morcegos naquela zona devido á existência de grutas decidiram ter como símbolo um Morcego.
Saímos de Olho de água e fomos para o dolman ou anta que era utilizada para enterrar pessoas, no interior tem apenas um altar e uma Imagem de Maria Madalena o dolman era constituído com pedras enormes e expostas como um jogo de dominó existe desde do séc. XVI e a imagem de Maria Madalena está no interior deste dolman pois foi ela que fez um milagre no qual podemos na Lenda de Maria Madalena.
De seguida fomos para a terra de Chãos onde se realizou as dinâmicas e as interacções com os outros colegas das outras turmas.
Gostei bastante da ideia dos grupos, mas ouve pessoas do meu grupo de 11ºano que não gostaram da actividade que o meu grupo(12ºano) propôs e que ai causou logo o desconforto colectivo em grupo, na hora de almoço foi interessante ficarmos sentados junto dos outros colegas para partilharmos experiências entre todos.
Penso que esta actividades foi muito importante pois se quisermos ser animadores turísticos temos mais uma experiência como havemos de comunicar com o público alvo, como chamar a atenção das pessoas para os aspectos mais importantes e como passar ao plano B se o que está proposto realizar por motivos não poder ser realizado.
Um dos aspectos negativos desta visita foi mesmo a metrologia a chuva pois condicionou muito a visita, um dos aspectos positivos o conhecimento do património de Rio Maior e a interacção com os outros colegas das outras turmas.
A única actividade que menos apreciei foi a aula de yoga pois não se enquadrava na visita, tínhamos acabado de almoçar as pessoas estavam todas moles e muitos não aderiram.
Obrigado aos professores: Paula Pina, Margarida Ramalho, Mário Machado, Hugo Sampaio, Isabel Aleixo e Paulo.
No passado dia 31 de Outubro de 2009 as turmas de 11º e 12ºano foram convidados para animarem o 21º encontro de idosos e reformados de Alenquer penso que foi mito interessante trabalhar com este público alvo pois já viveram muitas experiências e podem nos “fazer crescer um pouco” quando as ouvimos.
Nesta actividade tínhamos apenas de realizar jogos tradicionais e danças tradicionais da parte da manhã como estava fresco o tempo as pessoas aderiram mas á tarde ninguém aderiu a nada e esse foi um aspecto negativo nesta actividade, a câmara não informou os idosos quem éramos nós, o que estávamos ali a fazer e como animadores muitos não desempenharam o papel de chamar as pessoas a participar. Muitos dos Jogos não eram apropriados a esta classe etária tais como o jogo da macaca.

Veijam algumas fotos do encontro em Vida activa.

Obrigada ao professores que nos acompanharam:
Margarida Ramalho, Mário Machado, Isabel Aleixo e Hugo Sampaio.
Comments: (0)

É o acto ou efeito de discriminar ou seja fazer uma distinção, colocar alguém de parte.
É tratar de desigual ou injusta forma uma pessoa ou um grupo com base em preconceitos de alguma ordem, nomeadamente sexual, religioso, étnico, pela sua aspecto físico,pela roupa que veste.

No dia 5 de Novembro de 2009 a professora de Área de Estudo da Comunidade propôs-nos ver o Filme “I am Sam” abordava o tema a diferença.
Pessoalmente não gosto muito de ver filmes mas sinceramente este filme mexeu muito comigo pois falava de um pai que quando a filha nasceu a própria mulher deixou-o com a filha nos braços, onde a partir dai o pais dessa crianças mesmo com grandes deficiências mentais e com autismo conseguiu tomar conta da sua filha mesmo ela não sendo como ele pois a criança era saudável.
Passados uns belos anos a Criança no qual tinha o nome de Lucy foi retirada ao pai e foi para um orfanato onde o pai podia visita-la apenas por 2 horas.
Este retrata ainda que pelo facto de serem diferentes fisicamente e com capacidades totalmente diferentes este pai nunca deixou de lutar pela filha e no final da história conseguiu ficar com ele, e mesmo com incapacidades dele devido as deficiências tentava sempre desenvolver as capacidades da sua filha como pedir a ela para ler.
Neste filme também podemos observar como é que uma pessoa deficientes funciona por exemplo eles tem de ter sempre as mesmas rotinas fazer sempre as a mesmas coisas no filme eles viam sempre um filme as quintas feiras, vão sempre comer no mesmo restaurante
Aconselho a toda agente a ver este filme pois é um filme que nos faz mesmo pensar Será que existe mesmo a diferença? Será que são somos todos iguais?
Para min este foi um grande exemplo que a diferença só existe se o individuo querer...


Obrigado professora Margarida Ramalho por ter partilhado esta experiência…

A minha opinião acerca da dinâmica de não falar gostei bastante pois assim deu um pouco valor o quando é complicado exprimir o que sentimos aos outros sem poder falar.
A minha opinião acerca da dinâmica da Visão gostei muito de a realizar pois só assim conseguimos passar pelo papel daquelas pessoas que não vêem, e só assim damos o valor as dificuldades que eles passam durante uma vida.
É uma dinâmica muito engraçada para trabalhar com alguns públicos –alvos como por exemplo : Crianças e Jovens.
Comments: (0)
No dia 26 de Outubro de 2009 na nossa aula realizamos uma dinãmica que consistia em colocar uma venda nos olhos e tinhamos de estar a ter uma aula normal sem poder ver.
Tivemos de ir ao quadro escrever o que estavamos a sentir, guardar folhas nos dossieres sem ver e ter uma normal sem ver.
Fomos para o intervalo para sentir o que um invisual sentia se andasse na nossa escola.