No dia 5 de Novembro de 2009 a professora de Área de Estudo da Comunidade propôs-nos ver o Filme “I am Sam” abordava o tema a diferença.
Pessoalmente não gosto muito de ver filmes mas sinceramente este filme mexeu muito comigo pois falava de um pai que quando a filha nasceu a própria mulher deixou-o com a filha nos braços, onde a partir dai o pais dessa crianças mesmo com grandes deficiências mentais e com autismo conseguiu tomar conta da sua filha mesmo ela não sendo como ele pois a criança era saudável.
Passados uns belos anos a Criança no qual tinha o nome de Lucy foi retirada ao pai e foi para um orfanato onde o pai podia visita-la apenas por 2 horas.
Este retrata ainda que pelo facto de serem diferentes fisicamente e com capacidades totalmente diferentes este pai nunca deixou de lutar pela filha e no final da história conseguiu ficar com ele, e mesmo com incapacidades dele devido as deficiências tentava sempre desenvolver as capacidades da sua filha como pedir a ela para ler.
Neste filme também podemos observar como é que uma pessoa deficientes funciona por exemplo eles tem de ter sempre as mesmas rotinas fazer sempre as a mesmas coisas no filme eles viam sempre um filme as quintas feiras, vão sempre comer no mesmo restaurante
Aconselho a toda agente a ver este filme pois é um filme que nos faz mesmo pensar Será que existe mesmo a diferença? Será que são somos todos iguais?
Para min este foi um grande exemplo que a diferença só existe se o individuo querer...


Obrigado professora Margarida Ramalho por ter partilhado esta experiência…

1 comentários:

Margarida disse...

Silvia, será o Amor suficiente para o Sam criar a filha dentro dos padrões socialmente aceites como "normais" ou pelo contrário estará a privar a sua filha de um desenvolvimento dito "superior"?

Enviar um comentário